Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Com a chegada das Sanjoaninas a Terceira fica ainda mais bonita


    A uma semana do inicio das festas Sanjoaninas, assim como de mais uma Feira Taurina, ninguém consegue ficar indiferente a toda esta beleza que são os outdoors publicidade espalhados pela ilha.

    O toureiro estremenho Ginés Marín, recente triunfador da Feira de Santo Isidro, depois de lograr a única faena a pé premiada com duas orelhas no abono madrileno, actuará no domingo, dia 25, no segundo festejo das Sanjoaninas de Angra do Heroísmo, nas ilhas dos Açores.

    A imagem de Marín, assim como as dos cavaleiros e matadores da nova geração que se anunciam no ciclo açoreano, ilustra já os grandes painéis publicitários que se espalham pelos distintos pontos da Ilha Terceira, a meio do oceano Atlântico.

    Como sucede desde há anos, a organização da imediata Feira de São João corre a cargo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, que elaborou desta vez um programa composto por duas corridas com toureio a pé – uma mais que na passada edição – e outras tantas de toureio a cavalo, assim como a já tradicional “corrida das crianças”, à qual assistem crianças de todas as escolas da ilha, marcada para o espectáculo matinal do dia 28. 

    A feira começa no próprio dia de São João, 24 de junho, com uma corrida concurso de ganaderias em que um toiro da divisa continental de Murteira Grave competirá com as açoreanas de Rego Botelho (origem Jandilla), José Albino Fernandes (Santiago Domecq), Álvaro Amarante (Palha), João Gaspar (Murube) e Francisco Sousa (Atanasio Fernández), pelos prémios ao “melhor toiro” e toiro “melhor apresentado”. 

    A sua lide correrá a cargo dos jovens cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e do local João Pamplona, com as pegas à conta dos grupos de forcados amadores de Vila Franca de Xira e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

    No dia seguinte, 25 de junho, será a vez da corrida mista, em que se lidarão hastados de José Albino Fernandes pelo cavaleiro Marcos Bastinhas, junto aos forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, e dois dos jovens toureiros espanhóis de mais interesse, o toledano Álvaro Lorenzo e o já citado Ginés Marín.

    Após um intervalo de quatro dias, a 30 de junho e em horário nocturno, decorrerá uma corrida de gala à antiga portuguesa, em que o marialva açoreano Tiago Pamplona, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura se enfrentarão a hastados de João Gaspar e Francisco Sousa, com a intervenção dos grupos de forcados amadores terceirenses: o da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e o do Ramo Grande.

    Por último, a 2 de julho será celebrada uma corrida de toiros exclusivamente com toureio a pé, pois para essa tarde estão anunciados o valenciano Román, o estremenho José Garrido e o peruano Joaquín Galdós, com toiros de Rego Botelho.


    Imagens de J. Edgardo Vieira.