“Alhandra a Toireira” vai recordar tradições

Integrado nas Festas de São João Batista de 2017, a tertúlia “Alhandra a Toireira” vai organizar um conjunto de iniciativas com o objetivo de recordar e retratar a história da freguesia, que teve inclusivamente a primeira praça de Toiros fixa de Portugal.

O início destas ações será dia 23 Junho pelas 21.30 horas, com um espetáculo equestre integrado na XXVIII Semana da Cultura tauromáquica do Concelho de Vila Franca de Xira.

Dia 24 Junho, pelas 10 horas, iremos ter aulas de equitação e batismos a cavalo junto ao cais 14, e de tarde, às 14:30 horas, seguir se á uma recriação da chegada da Rainha Maria II ao Cais d`Alhandra, localidade com quem mantinha uma relação especial, para assistir às touradas que se realizavam desde 1840, seguindo se um cortejo de cavalos e carros de cavalos. 

Às 15.15 horas, junto á Igreja Matriz de Alhandra acontecerá a Bênção do gado. Pelas 16 horas, o cavaleiro alhandrense Rufino Apolinário, vai ser homenageado na Junta de Freguesia. 

Por último às 17.30 horas, vai acontecer uma aula de toureiro de salão, junto ao Cais 14, pela Escola de Toureiro Jose Falcão e igualmente uma aula de forcados , com a presença dos forcados juvenis de Vila Franca de Xira. A tarde continuará com um convívio Tertuliano e animação musical.

A expressão Alhandra a toireira retratada no livro Viagens da minha terra de Almeida Garrett, mantém-se atual e vai dar a conhecer uma parte da historia da freguesia ainda desconhecida pelas novas gerações.



Partilhar no Google Plus

Sobre NATURALES

NATURALES, CORREIO DA TAUROMAQUIA IBÉRICA é um site independente de informação, análise, divulgação e crítica. Existe desde 25 de Julho de 2001, o que faz do NATURALES actualmente, a mais antiga publicação de toiros portuguesa na Internet.
    Blogger Comentários
    Facebook Comentários