Homenagem a Chibanga na próxima 3ª feira em Sobral de Monte Agraço


Sobral de Monte Agraço irá receber na próxima terça-feira, 25 de Abril, o seu já tradicional Festival Taurino Misto, e que este ano será também de homenagem ao antigo matador de toiros, Ricardo Chibanga.

Chibanga foi nome sonante nos anos 60 e 70 nas arenas portuguesas e mundiais. Nascido em Lourenço Marques, Moçambique, a 08.11.1942, foi aos 14 anos que se apaixonou pelos toiros. Aos 18, em 1962, o menino oriundo do bairro de Mafalala, tal como os futebolistas Eusébio, Coluna e Hilário, veio para Portugal.

Foi o 17º matador de toiros de Portugal e o primeiro negro da História a celebrizar-se nas arenas. Recebeu a alternativa em Agosto de 1971 na Real Maestranza de Sevilha, apadrinhado pelo grande António Bienvenida.

No festival em sua homenagem, serão lidadas reses de Calejo Pires, actuando a cavalo dois jovens, Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Jr., estando as pegas dessa tarde estarão a cargo dos Amadores de Coruche.

A pé os matadores Manuel Jesús 'El Cid', António João Ferreira, Juan Leal e Manuel Dias Gomes.

Tem sido apelativa a promoção a este espectáculo, com algumas telas espalhadas por Sobral de Monte Agraço.




Fotografias: Arquivo/D.R.

Partilhar no Google Plus

Sobre NATURALES

NATURALES, CORREIO DA TAUROMAQUIA IBÉRICA é um site independente de informação, análise, divulgação e crítica. Existe desde 25 de Julho de 2001, o que faz do NATURALES actualmente, a mais antiga publicação de toiros portuguesa na Internet.
    Blogger Comentários
    Facebook Comentários