Tauromaquias Populares: O Carnaval do Toiro em São Manços


A tauromaquia é muito mais que uma corrida de toiros, muito mais que cavaleiros, matadores ou forcados. A tauromaquia é onde está o Toiro.
É importante manter a tradição cultivando-a com a maior diversidade e interesse possível, seguindo as bases e cultura histórica de cada povo e cada região.

As tauromaquias populares (largadas, garraiadas, picarias, etc), quase sempre desconhecidas para quem apregoa contra este meio, que muitas vezes são menosprezadas e julgadas com menos força do que uma corrida de toiros, são totalmente determinantes e essenciais para a manutenção da Festa.
Veja-se a quantidade desse tipo de espectáculo realizado por ano (em média ultrapassam de forma larga o milhar), a adesão e a preocupação em torná-los em eventos dinâmicos e sempre com melhores condições e qualidade, responsabilidades essas, assumidas em todos os campos: para o animal; para quem vê; para quem participa.

São vários os ganaderos que mantêm a ilusão de criar gado para este tipo de evento, muitas vezes auxiliando-se com os animais lidados em praça,  garantido a sua continuidade e assegurando a sua viabilidade.

Em São Manços, terra onde existe culto ao toiro e à festa, e aproveitando uma época festiva como o carnaval, foram realizadas duas largadas de toiros, separadas por um almoço de convívio e um ambiente muito agradável.
Organização esmerada dos Amadores de São Manços, tornando possível o preâmbulo entre o espectáculo de praça e este tipo de manifestação cultural de expressar a tauromaquia numa das suas múltiplas vertentes.

Porque a defesa e promoção da festa deve fazer-se entre todos e de todas as formas...

Imagens: Vanessa Amaro /@Naturales















Partilhar no Google Plus

Sobre NATURALES

NATURALES, CORREIO DA TAUROMAQUIA IBÉRICA é um site independente de informação, análise, divulgação e crítica. Existe desde 25 de Julho de 2001, o que faz do NATURALES actualmente, a mais antiga publicação de toiros portuguesa na Internet.
    Blogger Comentários
    Facebook Comentários