Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Hoje todos os caminhos vão dar ao Campo Pequeno: Programação BullFest



    Realiza-se hoje na Praça de Toiros do Campo Pequeno a primeira edição do Festival Taurino BullFest.

    Todas as actividades são gratuitas e de acesso livre excepto o Festival Taurino. 

    SEMANA DA CARNE DE TOIRO BRAVO
    Local: Restaurantes Aderentes no Campo Pequeno
    Duração: De 16 a 23 Fevereiro
    Alguma vez provou carne de toiro bravo? Prepare-se para os bifes suculentos, os gisados, asempadas e muito mais que o vão deixar de água na boca.
    Vai ter uma semana inteira, de 16 a 23 Fevereiro, para descobrir esta carne gourmet, classificada como DOP (Denominação de Origem Protegida) pela Comissão Europeia, na Semana da Carne de Toiro Bravo, nos restaurante Rubro, Volapié e Carnalentejanano Campo Pequeno.

    10H / ABERTURA
    O dia começará às 10h com animação infantil: Arena Insuflável, Atelier de Desenho, Pinturas faciais. A Cabine Fotográfica vai fazer sucesso tal como o Batismo de Equitação. A Charanga vai dar-nos música e muitos sorrisos.

    Todas estas animações estão disponíveis durante todo o evento com acesso livre e gratuito.

    11H / 15H - TEATRO PARA CRIANÇAS
    Local: Átrio da Praça
    Duração: 25-30 minutos
    O Teatro Popular Português de Marionetas entra no BullFest com os famosos D. Robertos, que vão animar miúdos e graúdos. Seguindo a tradição de uma quase extinta arte de representação em Portugal, Rui Sousa reproduz o Teatro Dom Roberto. As fantochadas presentes nestas representações são um legado vivo, que passam de bonecreiro para bonecreiro, a fim de prevalecer uma das mais antigas artes cénicas portuguesas, que as 'Marionetas da Feira' levam agora até si.

    Sinopse:
    O Barbeiro Diabólico
    Dom Roberto, o nosso herói, no dia do seu casamento procura um barbeiro para lhe desfazer a barba e o cabelo. Depois do serviço feito, Dom Roberto não quer pagar por achar muito caro. Tem uma grande desavença com o Barbeiro. Chega o Padre para resolver o assunto. O Policia ainda tenta por ordem na rua. Aparece o Diabo que o quer levar com ele e finalmente a Morte. Dom Roberto acaba vencendo a própria morte.

    A Tourada
    O Toureiro, vai tentar tourear o Touro, mas este parece não perceber o que ele quer. Ao fim de várias tentativas o Toureiro lá consegue fazer alguma coisa do Touro que afinal não era nada burro. De seguida aparecem os Forcados a dançar o fandango preparando-se para fazer a famosa e arriscada pega de caras com o Touro.

    11H30 / DEMONSTRAÇÃO DE TOUREIO
    Local: Arena
    Duração: 40 minutos
    Este é um momentos perfeito para os mais pequenos terem uma introdução à tauromaquia em família. De uma forma simples serão feitas demonstrações de lide a pé, a cavalo (Luís Rouxinol Jr.) e de pegas (Grupo de Forcados Amadores de Lisboa), que terão de enfrentar uma tourinha, aparelho de treino que simula um touro, com comentários e explicações de Maurício do Vale. Imperdível!

    12H / ESTREIA MUNDIAL DOCUMENTÁRIO "TORRINHA"
    Local: Salão Nobre, Piso 1
    Duração: 50 minutos
    Estreia mundial do documentário "Torrinha, de Corpo de Alma" da realizadora francesa Jennifer Ajuriaguerra, sobre o mundo da célebre herdade de Mestre David Ribeiro Telles, que irá ser apresentado no Equus Film Festival em Nova Iorque.
    Esta realizadora francesa tem devotado seu trabalho ao mundo dos cavalos e foi dessa forma que descobriu a Torrinha, há alguns anos. A figura de Mestre David Ribeiro Telles inspirou-a profundamente e inspirou este documentário que nos mostra a alma da Torrinha, as pessoas, os animais, e a natureza deste lugar único, numa obra belíssima e profunda.

    Antes da exibição do documentário será feita uma breve apresentação pela realizadora Jennifer Ajuriaguerra e João Ribeiro Telles. Absolutamente imperdível!

    12H às 15H VISITA GRÁTIS MUSEU
    Local: Museu, Piso 2
    Duração: 12h às 15h
    Das 12h às 15h as visitas ao Museu do Campo Pequeno são grátis, por isso não pode perder a oportunidade de conhecer melhor a história do Campo Pequeno e da Tauromaquia Portuguesa.

    12H30 / ARENA ABERTA
    Local: Arena
    Duração: 30 minutos
    Para terminar a manhã a arena será aberta para que todos a possam pisar e brincar com os capotes, muletas e tourinhas, num momento de brincadeira e divertimento familiar.

    14H00 AULA DE TOUREIO DE SALÃO
    Local: Arena
    Duração: 50 minutos
    A tarde inicia-se com uma Aula de Toureio de Salão aberta a todos os que queiram aprender os rudimentos da arte de tourear e pegar, com a presença das Escolas de Toureio Portuguesas (Escola José Falcão, de Vila Franca de Xira, Escola da Moita, Escola do Montijo, Escola da Azambuja e Academia do Campo Pequeno) e os Forcados Amadores de Lisboa.
    Se sempre quis saber como se toureia de capote, de muleta ou como se pega um toiro, esta aula é para si.

    15H / FADO
    Local: Salão Nobre
    Duração: 40 minutos
    O Fado é Património da Humanidade e marca presença no BullFest pelas vozes de José da Câmara e Matilde Cid com Luís Petisca na guitarra e Armando Figueiredo na Viola. Um momento intimista, cheio de alma portuguesa. Antes do concerto haverá uma surpresa no átrio da praça.

    15H30 / CANTE ALENTEJANO
    Local: Átrio da Praça
    Duração: 30 minutos
    O cante Alentejano entrou recentemente na lista de Património da Humanidade da UNESCO e é uma presença indispensável no BullFest. Estas vozes extraordinárias chegam-nos do coração do Alentejo, de Ourique, através do Grupo de Cantares Alentejanos de Ourique.



    17H / FESTIVAL TAURINO
    Local: Praça
    Duração: Cerca de 3h
    Ao final da tarde, a arena estará reservada para um festival tauromáquico com um cartel internacional, com a presença de dois toureiros espanhóis que se juntaram aos grandes nomes nacionais, na afirmação da causa da tauromaquia.
    Na lide a cavalo, teremos três duplas: Rui Salvador / Manuel Manzanares; Luís Rouxinol / Filipe Gonçalves; Manuel Telles Bastos / Francisco Palha. Na lide a pé, El Fandi, António João Ferreira e Manuel Dias Gomes. As pegas serão entregues a uma selecção de 36 cabos de vários grupos liderados pelo cabo dos Amadores de Santarém João Grave.
    Para demonstrar a riqueza da diversidade tauromáquica em Portugal, haverá ainda espaço para os recortadores da Arte Lusa. Os toiros vêm das ganadarias: Prudêncio, Pinto Barreiros, Murteira Grave, Manuel Veiga, Luís Rocha, Paulo Caetano, Romão Tenório, Falé Filipe e Torre de Onofre.
    Os bilhetes para o Festival Taurino estão disponíveis em BILHETES. Se prefere reservar pode usar o 1820 ou o 217998450 opção 1 ou o 210414000.

    20H30 / ENCONTRO COM ARTISTAS
    Local: Arena
    Duração: 30 minutos
    Depois do Festival Taurino, vai decorrer um Meet and Greet onde será possível descer à arena para conhecer, pedir um autografo e conversar um pouco com os artistas num ambiente de festa verdadeira.

    23H30 / BULLFEST AFTER PARTY
    Local: Lust In Rio (Cais do Sodré)
    Início: 23h30
    Porque um dia não chega para estar com amigos, reservámos ainda a noite para uma After Party, no Lust In Rio, um dos melhores espaços da noite lisboeta. A música ficará por conta dos Sonido Andaluz e do Dj Garfield. 
    A apresentação do bilhete do Festival dá direito a entrada sem consumo até à 1h da manhã