Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Anti-taurinos desejam a morte a criança aficionada com cancro


    Depois do júbilo pela morte de Victor Barrio, em Julho passado, as redes sociais voltam a estar no centro da polémica em Espanha. Neste fim-de-semana, realizou-se em Valência um espectáculo de beneficência para vítimas do cancro, em que a estrela da noite foi o pequeno Adrian, de oito anos, doente com sarcoma de Ewing.

    Adrian foi convidado a dar a volta à praça, concretizando assim em parte o seu sonho de um dia ser toureiro. No entanto, a noite ficou marcada pelas mensagens a desejar a morte da criança, e as posteriores declarações de repúdio por parte do Governo espanhol.

    O Ministério Público da Comunidade de Valência está a investigar as mensagens nas redes sociais, principalmente no Twitter, para avaliar se houve delito de incitação ao ódio e à violência. Numa declaração pública, José Cholbi afirma que “em nenhum caso se deve permitir a impunidade de actos que atentam contra o respeito pelos direitos humanos, principalmente quando a pessoa afectada é uma criança com uma grave enfermidade.”

    Também o Governo se juntou a este repúdio, com o Secretário de Estado da Segurança a assegurar que seria aberta uma investigação para se apurar o possível delito de ódio, e garantindo que os meios policiais denunciam este tipo de situações de ódio e intolerância.

    Não é a primeira vez que se dá em Espanha este debate sobre a liberdade de expressão das redes sociais resvalar para delitos de ódio e incitação à violência. O tema da tauromaquia é muito polémico, e os limites são frequentemente ultrapassados, com antitaurinos a manifestar publicamente desejos de morte de figuras ligadas ao meio. No pior dos casos agora tornados públicos, deseja-se que Adrian morra já, para que não possa um dia ser toureiro.

    Em Portugal, não há ainda processos semelhantes, mas o tema tem vindo a ser acompanhado, sobretudo depois de acidentes. Quando o forcado Nuno Mata foi colhido numa corrida no Campo Pequeno e ficou tetraplégico, circularam comentários nas redes sociais desejando a sua morte do forcado ou alegrando-se com a sua lesão física incurável.





    Texto: www.touradas.pt/noticias