Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Faleceu Mestre David!




    Ainda que o seu estado de saúde inspirasse cuidados há já algum tempo, também fruto dos seus 88 anos de idade, a notícia apanhou todos de surpresa.

    Um dia triste para a Tauromaquia! Um dia triste para todos! Faleceu Mestre David Ribeiro Telles...

    Que em Paz descanse!!



    David Manuel Godinho Ribeiro Telles (Almeirim,11 de novembro de 1927) é um cavaleiro tauromáquico português.

    Filho de Manuel Ribeiro Telles e de sua mulher Maria Teresa de Carvalho Luizello Godinho e neto materno do cavaleiro tauromáquico amador David Luizello Cardigo Godinho e de sua mulher Beatriz Dias de Carvalho, cresceu numa família de lavradores que também criava cavalos e toiros de lide.

    Influenciado desde cedo pelo seu avô materno, o cavaleiro amador David Luizello Godinho, em outubro de 1939, com apenas 11 anos de idade, estreou-se em público, numa garraiada da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, realizada na velha praça de toiros dessa cidade .

    A primeira corrida em que toureou foi em Coruche, em 17 de agosto de 1945, por ocasião das tradicionais Festas de Nossa Senhora do Castelo, montando a égua Ervilha, e alternando com Alberto Luís Lopes na lide a cavalo e com o mexicano Carlos Vera e o espanhol Aguado de Castro na lide a pé.

    Além do seu avô David, teve como mestres Carlos e Alberto Luís Lopes, José Tanganho, Fernando d'Andrade e Simão da Veiga Júnior.

    Viria a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico na Monumental do Campo Pequeno, a 18 de maio de 1958. Teve Alberto Luís Lopes como padrinho e completando o cartel os matadores Abelardo Vergara e o ainda novilheiro Curro Romero. Montado no Perdigão, com o ferro de António Palha, lidou o toiro de alternativa, da ganadaria Manuel d'Assunção Coimbra, que se chamava Criminoso e tinha o número 13.

    Em Espanha debutou na Monumental de Las Ventas, Madrid, a 15 de maio de 1960, com toiros do Marquês de Albayda. Voltaria diversas vezes a esta praça, já integrado nos cartéis da prestigiada feira de Santo Isidro.

    Atuou também em França, Angola, Moçambique e Macau. A 1 de março de 1964, em Angola, integrou o cartel da corrida inaugural da nova praça de Luanda, localizada em Maianga. Em 1968, em Macau, fez em mano-a-mano com Manuel dos Santos uma série de 11 corridas em apenas 12 dias. Em 1959, na Praça do Campo Pequeno, realizou com João Branco Núncio uma série de sete corridas.

    Figura incontornável do toureio a cavalo e intérprete do estilo clássico, onde o citar de largo, as abordagens frontais e o cravar ao estribo são partes fundamentais, diz-se que que o seu toureio só chega aos verdadeiros aficionados. A partir da sua Herdade da Torrinha ensinou, além dos seus filhos e netos, cavaleiros de diferentes gerações, como Luís Miguel da Veiga, Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Sónia Matias ou Ana Batista.

    Assumiu em 1947 a responsabilidade pela ganadaria iniciada pelo seu avô paterno, Joaquim Ribeiro Telles, com o ferro Ribeiro Telles, em cuja seleção se empenhou, inicialmente com o seu irmão João, e, após a morte deste, em seu nome próprio; essa ganadaria adotaria em 1968 a designação de David Ribeiro Telles. Também fundou em1970 a ganadaria Vale Sorraia, cujo efetivo procede da vacada brava oferecida por D. Fernando VII de Espanha ao rei D. Miguel; nesta ganadaria apôs o ferro DG, que era usado pelo seu avô materno, o cavaleiro amador e ganadeiro de Almeirim, David Luizello Godinho.

    Foi ainda forcado, fardando-se pelos Amadores de Santarém.

    É pai de João e António Palha Ribeiro Telles, avô de Manuel Ribeiro Telles Bastos e de João Ribeiro Telles Júnior, todos cavaleiros de alternativa, e avô de António Ribeiro Telles Igrejas de Bastos, bandarilheiro de alternativa.


    Fotografias: DR/manuel-ribeiro-telles-bastos.blogspot.pt
    Fonte: wikipedia.pt