Amadores de Santarém mudam de cabo no próximo ano


O forcado João Grave foi escolhido de forma consensual para suceder a Diogo Sepúlveda na chefia do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, tornando-se assim no seu décimo cabo, a partir de Junho de 2016.

João Carlos Sousa de Barros Grave nasceu em Évora no dia 19 de Outubro de 1989, cidade onde viveu até aos 10 anos de idade.

Filho de João Pedro de Vasconcelos e Sá Grave e de Ana Isabel Vidal Sousa de Barros, cresceu no seio de uma família com fortes relações à tauromaquia, e ao Grupo de Santarém em particular.

É neto do Eng. Joaquim Manuel Murteira Grave, anterior proprietário da ganadaria que pasta em Galeana, e de Maria Teresa Vasconcelos e Sá Grave, eminente poeta, integrante da Comissão de Honra das comemorações do centenário do Grupo que agora terminam.

Fez os seus estudos inicialmente em Évora, tendo em 1999 entrado no Colégio Militar (Lisboa), onde esteve cerca de oito anos. Licenciou-se em Engenharia Agronómica, no Instituto Superior de Agronomia, embora tenha também frequentado durante um semestre a Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil. Em 2013, concluiu ainda um Mestrado em Viticultura e Enologia.

Desde Janeiro de 2014, trabalha para a Casa Santos Lima, empresa de referência no sector dos vinhos e um das mais premiadas a nível nacional. O seu percurso profissional teve ainda passagens relevantes na Austrália e na California (EUA), onde teve oportunidade de estagiar em diferentes adegas de renome.

O Grupo de Santarém foi uma presença constante ao longo da sua vida, mesmo que de forma latente numa primeira fase. Afinal, o seu avô Joaquim e o seu pai João (Jana) foram grandes forcados do Grupo, respectivamente nos anos 50 e 80, e muitos outros membros da sua família dele têm vindo a fazer parte – em especial os seus tios Joaquim, Manuel e Carlos Grave (este último cabo entre 1981 e 1996), e os seus primos Miguel Navalhinhas e António Jesus.

Aos 21 anos, fardou-se pela primeira vez pelo Grupo de Santarém: foi em Oliveira do Bairro, a 17 de Julho de 2011, tendo aí pegado o seu primeiro toiro de caras. Desde então tem vindo a crescer como forcado e a tornar-se gradualmente numa das referências da sua geração.

Amigo dos seus amigos, avesso a protagonismos, calmo mas determinado, é reconhecida por todos a sua entrega ao Grupo de Santarém, e aos valores que o notabilizam há mais de cem anos.



Fonte: www.forcadosdesantarem.com
Partilhar no Google Plus

Sobre NATURALES

NATURALES, CORREIO DA TAUROMAQUIA IBÉRICA é um site independente de informação, análise, divulgação e crítica. Existe desde 25 de Julho de 2001, o que faz do NATURALES actualmente, a mais antiga publicação de toiros portuguesa na Internet.
    Blogger Comentários
    Facebook Comentários