Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Jaime Martinez Amante: 30 anos dedicados ao toureio cómico

    Na tarde de 23 de Setembro de 1985 na praça de Toiros instalada em Viana do Alentejo, estreava-se como toureiro cómico Jaime Martinez Amante. 

    No ano seguinte com o apoio do bandarilheiro Francisco Farinha, cria o seu próprio espectáculo "El Gran Toto e o seu espectáculo cómico-taurino-musical". Actuaram na parte séria muitos jovens cavaleiros e amadores a pé, hoje figuras de alternativa e matadores de toiros como Alexandre Pedro "Pedrito" na Praça de Toiros de Paio Pires e o espanhol Antoñito Ferrera hoje figura do toureio.
    Até 1989 actua em todas as praças de Portugal somando um considerável número de espectáculos. Chega a actuar em Espanha na tarde de 8 de Agosto de 1987 em Puebla de Sancho Perez (Badajoz). 

    A 8 de Março de 1989 na quinta do Comendador Humberto Pardal é contrato pelo mundialmente famoso espectáculo "El Bombero Torero y sus Enanitos Toreros". 

    Estreia-se ao serviço da trupe no dia 28 de Maio em jornada dupla, Córdoba pela manhã e Lora del Rio pela tarde.

    Jaime Martinez Amante actuou em Portugal (incluindo as Ilhas Açorianas) Espanha, França, Equador, Perú, México, Venezuela, Colômbia e até no Líbano - na sua capital Beirute - entre 28 e 30 de Setembro de 1991. 

    Terá sido o último português que actuou em Paris na tarde de 4 de Junho de 1993. 
    Nunca se retirou. 
    No decorrer da sua trajectória profissional actuou em 570 espectáculos.
    Actualmente mantêm a sua grande paixão, a actividade de moço de espadas em praças de Espanha e França.
    Foi um reconhecido apoderado do cavaleiro Rui Santos e do matador de toiros Parrita, levando até a alternativa de matador de toiros o açoriano Mário Miguel.