Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Artigo de Opinião



    Apuntes de Optimismo

    Por: Patrícia Sardinha

    A temporada 2011 tem vindo aos solavancos a iniciar-se com festivais, homenagens, jantares, comunicados de apoderamentos, de treinos, de prémios, cartéis que se desvendam, resumindo, mais do mesmo.

    Talvez desmotivada pela crise que atravessamos, ou escaldada do que possa futuramente acontecer à Tauromaquia em Portugal perante os ataques (alguns ainda muito bem guardados) por parte dos anti-taurinos, sinto que pouco ou nada me poderá surpreender este ano no nosso mundo dos toiros.

    Mas depois, como que padecendo de bipolaridade, reflicto e reparo na negativista que me tornei. E a verdade é que se nos fechamos no pessimismo, no negativismo, acabamos por não apreciar o positivo e não desfrutamos do que ainda emana boa qualidade e bom gosto na Tauromaquia Nacional.

    Apesar de noutros lados, também se verificarem pontualmente estes aspectos positivos, hoje quero focar-me nos acontecimentos da última semana no que toca à empresa do Campo Pequeno e ao Toureio a Pé:


    1.      Encontro Internacional de Escolas Taurinas
    Novamente, esta iniciativa por parte da empresa do Campo Pequeno a par com a Tertúlia O Piriquita, foi mais uma aposta ganha. Mais não seja pela promoção feita ao Toureio a Pé. Da disposição, entrega e valor dos jovens toureiros, houve um que sobressaiu, um português, Tiago Santos, do Montijo, mas aluno da Escola de Toureio José Falcão em Vila Franca de Xira. É por eventos destes, pela disposição de quem com meia dúzia de vacas toureadas, se dispõe na frente de um novilho, que ainda vale a pena acreditar no toureio a pé em Portugal.


    2.      Academia de Toureio
    Também desde agora, estão abertas as inscrições para a Academia de Toureio do Campo Pequeno, onde se podem inscrever jovens até aos 22 anos, que ambicionem ser toureiros, bandarilheiros, ou simplesmente, aficionados práticos, com conhecimentos e uma formação taurina de qualidade. Era algo que já se justificava na capital lisboeta, na primeira praça do País. Assim também se promove a festa nas gerações futuras.


    3.      Cartéis Mistos
    Ainda que a apresentação da primeira parte da Temporada de Abono do Campo Pequeno não viesse surpreender, há pormenores a considerar. Primeiro pareceram-me cartéis menos repetitivos que em anos anteriores, mas espero não estar a falar antes de tempo dado que ainda falta conhecer a 2ª parte da temporada. Segundo, a continuação na aposta de Corridas Mistas, ainda que isso seja quase uma obrigação da empresa que gere a principal Praça do País. Aliás até se lamenta é que não haja corridas com Toureio a Pé. Mas os tempos de hoje pedem gerência-empresarial, que encha casa e dê dinheiro, e os aficionados/público que temos, de mal habituado que está, pouco se fia nos artistas a pé, preferindo acrobacias equinas e pegas rijas. Mas ainda assim ressalvo, e espero que cumpra porque cá estarei para ver, a coragem de Rui Bento ao anunciar que no dia 11 de Agosto será realizada uma Corrida Mista, de Homenagem ao Matador José Falcão, pretendendo contratar quatro Matadores ou Matadores e Novilheiros Portugueses que se vão destacando ao longo da temporada. Portando diestros lusos, arrimem-se, brilhem e justifiquem, porque oportunidades destas, não é todos os dias que o Rui Bento as dá!